Curiosidade (Dinho nascimento)

 

Dinho Nascimento nasceu em 1951, Salvador/BA. São conhecidos como percussionista, compositor, capoeirista e cantor. Muito cedo teve iniciação musical nas festas de rua e outras manifestações populares. Depois passou a frequentar aulas de piano e teoria musical no Seminário Livre de Música da Universidade Federal da Bahia.

 

Como percussionista, acompanhou e participou de gravações de renomados artistas tais como João Donato, Tom Zé, Pena Branca & Xavantinho, Renato Teixeira, Zé Ketti, Walter branco, Inezita Barroso, João Bá, Vidal França, Batatinha, Clementina de Jesus, Alcione, Banda de Pífanos de Caruaru, O Terço, Berimbrown, Luís Wagner, Renato Borghetti, Osvaldinho da Cuíca, Marcos Suzano, Lumumba e Tião Carvalho.

No cenário da música internacional tocou com Bill Close e Kewin Welch. Embora seja pouco conhecido pela massa. Destaca-se, principalmente, ao tocar berimbau de formas inusitadas. Já criou mesclas entre o blues e a capoeira; o berimbau e musica eletrônica, entre outros.

Dinho Nascimento realiza várias ações de cunho sócio-educacional-cultural junto à comunidade do Morro do Querosene (orientando o Batuquerô, dirigindo a Batucada de Bambas e coordenando Rodas de capoeira e Oficinas de Rua).